Que a pandemia acelerou os processos tecnológicos no mundo todo mundo já sabe! No entanto, você sabe quais são as tecnologias educacionais do momento? Sabe como utilizá-las no dia a dia? Ainda não? Então, vem com a gente conhecer um pouco sobre este novo mercado na área de educação.

 

1. Games para todos: jogar para aprender




Os geeks piram! Isso mesmo. Porque entre as novas tendências tecnológicas do ensino estão os videogames. O fenômeno é internacional e objetiva trazer atividades lúdicas para a escola, promovendo, em especial, o trabalho em equipe. Especificamente, no caso da educação brasileira, a crescente adesão à gamificação vai de encontro à realidade atual: crianças, jovens e adultos amam videogames. Inclusive, há alguns exemplos de jogos e aplicativos que já estão usados na educação de adultos!

Um deles é o aplicativo norueguês Kahoot, que anunciou o lançamento da sua versão em português. Além das possibilidades de criar quizzes e outros games interativos, a ferramenta agora também traz sugestões de atividades traduzidas para lecionar questões socioemocionais, ciências, matemática e curiosidades. Inclusive, professores do Senac-MS já utilizam o app em sala de aula (online e presencial).

Outro jogo que tem feito sucesso no ensino é o Minecraft Education: a ferramenta é uma versão do jogo de blocos desenvolvida para ser utilizada em salas de aula. Com esta edição, os professores conseguem explorar as possibilidades que o game oferece para tornar as aulas mais divertidas.

Por falar nisso, vale a pena dar uma conferida no curso de Animação de Personagens do Senac-MS! As matrículas estão abertas!

E se você quer aprender mais sobre o MineCraft, vale também o curso Aprendendo Programação com Minecraft.

Outro curso que vale a pena, também nessa seara, é Aplique e Jogue: jogos com celular. As matrículas para o curso estão abertas e o investimento é de apenas R$ 99!

 

2. Materiais didáticos em “nuvens”




Os professores já não precisam mais carregar aquela papelada para cá e para lá. E o mesmo acontece com os alunos, cujas mochilas estão menos cheias: a coluna agradece, né? Uma das tendências antecipadas pela pandemia é o compartilhamento de materiais didáticos em nuvens. A tecnologia permite que o usuário salve e compartilhe dados e arquivos de modo remoto e, quem está lá do outro lado da tela, pode acessá-los em qualquer lugar e de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Neste sentido, a ferramenta Microsoft Teams para Educação é uma excelente parceira da educação. Por meio dela, é possível organizar aulas, reuniões, tarefas e arquivos!

 

 

3. Realidade virtual em sala de aula




Os pequenos piram com óculos 3D no cinema, né? Imagina em sala de aula! Tem até como fazer esses óculos de forma artesanal: fica a dica! E essa é uma das tendências tecnológicas dos últimos tempos no que diz respeito ao ensino.

Segundo especialistas da área, o uso da realidade virtual nas salas de aula melhora a possibilidade de interação e, também, a aprendizagem. No que diz respeito à educação de jovens e adultos, em especial na educação profissional, a realidade virtual possibilita que o aluno viva situações do mercado de trabalho em sala de aula.

 

 

 

4. Digital e real juntos: robótica em foco


A ideia aqui não é substituir professores por robôs, ok? Pelo contrário! A chamada robótica educacional é uma importante aliada para adquirir habilidades socioemocionais como o trabalho em equipe: porque ela faz ligação entre o mundo real e o digital.  Além disso, asseguram pais, professores e alunos, a robótica desperta o interesse por matemática, física e até engenharia!

E você? Quer saber mais sobre a área? Aproveita que o Senac-MS está com o curso Começando na Robótica com as matrículas abertas! Faça sua inscrição.

 

 

Novidade!


E por falar em tecnologias educacionais, você já está sabendo que o Senac-MS vai lançar em breve, em Campo Grande, sua mais nova unidade de ensino, o Senac Hub Academy? A nova unidade trará a Mato Grosso do Sul um novo conceito de escola, ampliando o ensino tradicional para o formato Hub: um espaço de conexões com um novo mundo de formação profissional, com aulas diferenciadas, lives, rodas de conversas, mentorias e meetings.

Os espaços da escola também foram pensados para permitir a interação, experimentação e as descobertas, com estações, lousa digital, impressoras 3D, e espaço maker, ambiente que permite que qualquer pessoa possa criar, experimentar e compartilhar soluções, mesmo sem conhecimento prévio, com ferramentas digitais e tecnológicas.

A escola, que está sendo construída no espaço do Senac Campo Grande, conta com 35 ambientes, distribuídos em 8.803 m². O Senac Hub Academy será a maior unidade do Estado e vai garantir a oferta de cursos nos diversos segmentos nos quais o Senac atua, entre eles: Comércio, Gestão, Tecnologia da Informação, Saúde, Beleza e Bem-estar, Estética, Moda e Design.

 

Tags:
TI
Voltar

Notícias Relacionadas

Senac Hub Academy TI

Com crescimento da área, alunos da TI aproveitam oportunidades ainda durante formação

Publicado em 16/05/2024

Alunos do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Senac MS têm observado na prática essa demanda, com oportunidades de trabalho ainda durante a formação, por meio dos estágios...

Leia mais
Senac Hub Academy TI

Senac MS realiza maratona de programação aberta ao público

Publicado em 10/05/2024

O Senac MS, em Campo Grande, realiza no dia 18 de maio, das 7h30 às 12h, a maratona de programação em Phyton, no Senac Hub Academy, que vai reunir...

Leia mais
TI Senac Ponta Porã

Alunos do Voucher Desenvolvedor de Ponta Porã vão a campo explorar tecnologia agro 

Publicado em 13/05/2024

Os estudantes que fazem parte do programa Voucher Desenvolvedor, na unidade do Senac Ponta Porã, fizeram uma visita técnica em uma empresa do setor de maquinário e tecnologias voltados para...

Leia mais
TI Eventos

Senac MS participa da 5ª Conferência CT&I, etapa regional, em GO 

Publicado em 29/04/2024

A Conferência Nacional de CT&I (CNCTI) trata-se de um encontro onde diversos interlocutores - das esferas público, privadas e sociedade civil, como a comunidade universitária, agentes políticos e empresários - têm a oportunidade de discutir as políticas públicas do setor da ciência, tecnologia e inovação...

Leia mais
Senac Hub Academy TI

Semana de consagração: alunos de tecnologia entregam game para Gibiteca, app para restaurante e produto para empresa da Capital

Publicado em 04/04/2024

Nesta semana, os estudantes do Técnico Desenvolvimento de Games e da Fábrica de Software fizeram entregas importantes para a comunidade. Ao todo, foram três entregas: um game para a Gibiteca de Campo Grande, do bairro Seminário, no dia 03, um aplicativo para tablet e desktop para o Senac Escola de Turismo...

Leia mais