Produzir um bolo de mais de 800 quilos para ser distribuído à população exige uma operação que começa muito antes de os ingredientes chegarem à cozinha.
Para a comemoração dos 127 anos de Campo Grande, no dia 26 de agosto, a ação é promovida pelo Sistema Comércio MS, formado por Fecomércio MS, Sesc MS, Senac MS, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF) e sindicatos empresariais, que juntos estruturaram protocolos para acompanhar todas as etapas da produção, desde a compra e o recebimento dos insumos até o armazenamento, transporte, montagem, corte e entrega das porções ao público.
O bolo terá 32 metros de extensão e será montado no formato do letreiro “Campo Grande 127 Anos”. Somente as massas somam mais de 540 quilos e, depois de acrescentados recheio e cobertura, o peso total deverá ultrapassar 800 quilos. O tamanho da produção levou a equipe a estabelecer controles específicos para cada lote preparado.
Responsável técnica da Unidade de Turismo e Gastronomia do Senac MS, a nutricionista e docente Simone Demenciano explica que toda a operação foi planejada a partir das normas sanitárias aplicáveis à manipulação de alimentos e dos procedimentos já adotados pela instituição.
“Estamos analisando todos os pontos críticos dessa produção, desde a compra, o recebimento e o armazenamento dos insumos até a forma como será feita a distribuição no dia da entrega. Temos uma atenção especial aos produtos perecíveis e a cada etapa que possa interferir na segurança dos alimentos”, explica.
O presidente do Sistema Comércio MS, Juliano Wertheimer destaca o simbolismo da ação para a capital, “celebrar os 127 anos de Campo Grande com um presente desse tamanho para a população mostra o compromisso do Sistema Comércio MS com a cidade e com as pessoas. Mais do que um bolo, é uma forma de confraternizar, valorizar o trabalho dos nossos alunos e professores e levar um momento de união e alegria para todas as famílias que estarão no desfile. O Sistema Comércio nasceu para servir, e ações como essa reforçam nosso papel social junto à comunidade”.
O acompanhamento inclui registros das condições e temperaturas no recebimento dos produtos, controle das câmaras frias, monitoramento durante a cocção e o resfriamento das massas e verificação das condições de armazenamento. Os procedimentos seguem o Programa Alimento Seguro (PAS), implantado na unidade para acompanhar as diferentes etapas da produção de alimentos.
Além dos controles de temperatura e armazenamento, amostras serão coletadas de cada lote produzido para o bolo. O material será identificado e mantido armazenado conforme os protocolos adotados para controle e rastreabilidade dos alimentos.
A medida permite que a equipe mantenha um registro físico das diferentes etapas de uma produção que será realizada ao longo de vários dias. O cuidado se soma ao acompanhamento das condições dos ingredientes e das preparações desde a entrada na unidade até a distribuição.
Outro ponto da operação é a qualificação de quem estará diretamente envolvido na manipulação. Os profissionais e alunos selecionados possuem treinamento em higiene e manipulação de alimentos e documentação sanitária exigida para a atividade. Parte dos estudantes já vivencia essas práticas nas atividades desenvolvidas no Restaurante-Escola terradaságuas.
A preocupação continuará fora das cozinhas do Senac. O transporte será realizado de maneira a preservar as condições do bolo e, no espaço da comemoração, a estrutura será preparada para protegê-lo do sol e de possíveis fontes de contaminação até o momento do corte.
Na distribuição, os responsáveis pela manipulação estarão uniformizados e utilizarão os equipamentos previstos para a atividade. As porções serão cortadas e entregues em pratos descartáveis, enquanto a circulação do público ocorrerá em uma área separada da manipulação.
A Vigilância Sanitária também acompanha o planejamento da operação. A proposta é que produção, transporte, montagem e distribuição sigam as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos durante todo o processo.
Além da dimensão técnica, a preparação do bolo será uma experiência prática para estudantes de Gastronomia do Senac. Eles participarão de uma produção em escala muito superior à encontrada normalmente nas atividades realizadas durante a formação.
Para Simone, envolver os alunos permite transformar a homenagem à cidade também em uma experiência de aprendizagem, especialmente em relação à organização de grandes produções e à aplicação das boas práticas.
“Nosso trabalho é preparar esse aluno para o mercado, e ele terá a oportunidade de vivenciar um projeto de grandes proporções, sempre acompanhado por docentes capacitados e aplicando todos os cuidados que aprende durante sua formação. É muito satisfatório poder mostrar uma parte do trabalho que realizamos dentro da escola e, ao mesmo tempo, contribuir com esse presente para Campo Grande”, afirma.
O bolo será distribuído gratuitamente à população no dia 26 de agosto, após o desfile cívico em comemoração aos 127 anos de Campo Grande. A ação é promovida pelo Sistema Comércio MS, formado por Fecomércio MS, Sesc MS, Senac MS, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF) e sindicatos empresariais.
O Sistema Comércio MS é composto por Fecomércio MS, Sesc MS, Senac MS, IPF e sindicatos empresariais. A entidade é presidida por Juliano Wertheimer e administrada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
*Serviço:*
O quê: distribuição do bolo dos 127 anos de Campo Grande
Quando: 26 de agosto, após o desfile cívico
Para quem: população em geral
Local: Avenida Afonso Pena entre 14 de Julho e Afonso Pena