Marco histórico reforça o papel da instituição na qualificação profissional e no desenvolvimento econômico. Em MS, a trajetória do Senac acompanha o desenvolvimento do Estado...
No próximo 10 de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) completa 80 anos. Unindo tradição, autenticidade e inovação, a Instituição vem, desde 1946, impulsionando o Comércio e contribuindo para o fortalecimento socioeconômico nacional. E agora, comemora suas conquistas de olho no amanhã.
“Em novembro, a CNC completou 80 anos de vida. O Senac seguirá a mesma trilha em janeiro do próximo ano. E o Sesc, em setembro de 2026. É raro que três instituições atravessem juntas essa fronteira de oito décadas. E que o façam com o vigor de quem nunca deixou de se renovar, mostrando-se decisivas para o desenvolvimento humano e econômico do Brasil”, celebra o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
Desde sua criação, mais de 80 milhões de pessoas de cerca de 2 mil municípios tiveram suas vidas transformadas. De cada 10 alunos(as) formados(as), 7 conseguem nova ocupação durante ou no fim do curso e, se já estavam ocupados(as), impulsionam suas carreiras a partir da capacitação adquirida.
A maioria desse público são mulheres, oriundas de escolas públicas, que veem nos cursos ofertados pelo Senac (muitos gratuitamente) uma nova chance de (re)começar e traçar novos rumos. Por meio do Programa Senac de Gratuidade, mas de 4 milhões de estudantes escolheram uma profissão e mudaram suas vidas e de suas famílias.
O Senac é referência em educar para o mercado também na visão do empresariado: 87,9% dos empresários(as) brasileiros (as) avaliam esse certificado como um diferencial positivo no momento da contratação e mais de 94% das empresas consideram a importância da Instituição para o desenvolvimento nacional.
Conexões para a vida
Nestas oito décadas, o Senac vem se empenhando em construir conexões com públicos estratégicos, como empresários(as), alunos(as), ex-alunos(as), docentes, colaboradores(as), governo e imprensa, além de representantes de organizações internacionais. E, ao longo de 2026, pretende fortalecer essa atuação, celebrando sua presença constante na vida da sociedade brasileira.
Com o olhar para o futuro das profissões e antevendo as exigências do mercado, a Instituição já se tornou referência em educação tecnológica, conquistando selos e prêmios nacionais e internacionais como reconhecimento.
A gente se vê no Senac Mato Grosso do Sul
Para traduzir tudo isso, o Senac Brasil desenvolveu uma campanha nacional que celebra as conquistas e os esforços por todo o país.
De acordo com a diretora regional do Senac em Mato Grosso do Sul, Jordana Duenha, a campanha dos 80 anos expressa a essência da atuação da Instituição.
“A gente se vê amanhã é o mote que traduz o compromisso permanente do Senac com as pessoas, com o setor produtivo e com o desenvolvimento do Estado e do país. É uma mensagem que fala de futuro, continuidade, acompanhando transformações, formando profissionais e abrindo caminhos. Representa o movimento do Senac ao longo destes 80 anos e as inúmeras histórias construídas por meio da educação profissional. É o Senac sempre de portas abertas, com esperança em um futuro cada vez melhor”, conclui.
Em MS, a trajetória do Senac acompanha o desenvolvimento do Estado. A atuação começou em 1947, ainda no período de estado uno, e ganhou estrutura própria em 1980, com a criação do Departamento Regional, dois anos após a divisão do território sul-mato-grossense.
Desde então, a Instituição fortaleceu sua presença e ampliou o alcance da educação profissional em todo o Estado. O que começou com uma única unidade de formação evoluiu para uma estrutura que hoje reúne Administração Regional, unidades em Campo Grande, Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã, além de quatro Unidades Móveis que levam capacitação a municípios sem sede física. O Senac também avança com a implantação de novas unidades em Bonito e Três Lagoas, atualmente em obras.
Em 2025, o Senac em Mato Grosso do Sul ultrapassou 40 mil atendimentos, alcançando 67 municípios e consolidando sua presença no território estadual. Resultados que reforçam o papel da Instituição no presente e projetam o futuro da educação profissional no Estado.